Gestação e Parto | Fardo de Ternura

Gestação & Parto

Coletivo de Doulas

O Coletivo de Doulas do Fardo de Ternura iniciou suas atividades em julho de 2017 e trouxe de forma pioneira, uma nova abordagem para as gestantes de Niterói e em seguida, expandiu suas atividades para o Rio de Janeiro.  As doulas Camille Fonteneles, Fernanda Melino e Tamara Fogel, idealizadoras do coletivo, têm hoje como parceiras as doulas Luara Lima e Renata Suzano.

Juntas, elas têm como principal missão atender a mulher através de escuta ativa e empática, levar informação e apoio na gestação, no parto e no pós-parto.

Nosso trabalho tem como premissa que cada mulher é única e merece uma experiência positiva de parto e renascimento.

Para nós, doulas, estar em coletivo nos traz bem-estar, qualidade no trabalho, na vida pessoal e também assistência segura e apoio em necessidades especiais através da assistência compartilhada.

Para as gestantes, o coletivo é um potente formador da rede de apoio tão necessária na gestação e no puerpério, proporciona mais encontros com a doula referência e as outras doulas do coletivo. Além disso, ter 5 profissionais em rede, trabalhando juntas e com formações em áreas diferentes, agrega qualidade no suporte contínuo.

Rodas de Apoio

Neste espaço você pode vir e trazer acompanhantes e familiares. Aqui a gente conversa sobre vários temas relacionados à gestação e parto e ainda traz muita informação atualizada para que você faça suas escolhas. Este espaço também acolhe mulheres que querem compartilhar suas experiências durante a gestação ou de outros partos/nascimentos.

Aula de Spinning Babies® para Casais e Gestantes

Abordagem que que traz conforto para a mãe e para o bebê durante a gestação e através do movimento fisiológico das estruturas pélvicas. Durante o trabalho de parto, os exercícios e movimentos propostos podem ser utilizados para reduzir a dor e melhorar a posição do bebê/encaixe. Esta aula é oferecida por uma Educadora Perinatal Certificada Spinning Babies®.

Curso de Amamentação e Curso de Primeiros Cuidados com o Bebê

Espaço de aprendizado e troca para gestantes, casais grávidos e novas famílias onde são discutidos os benefícios e estratégias para proteção, apoio e promoção do aleitamento materno, primeiros dias na maternidade e em casa, traumas mamilares (prevenção e tratamento), apetrechos e utensílios do enxoval que podem interferir no processo, primeiros cuidados com o bebê e outros.

Belly mapping ou Ultrassonografia natural

Consultas Individuais

As doulas do Coletivo Fardo de Ternura oferecem consultorias individuais sobre temas relacionados ao processo de gestação, parto e pós-parto além de assessorar a elaboração do plano de parto e auxiliar no reconhecimento dos diversos cenários obstétricos nas cidades em que atua (Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro). Faz parte da consultoria individual a Educação Perinatal que consiste no fornecimento de informações baseadas em evidências científicas para escolha consciente e segura da gestante para o seu parto. No serviço de doulagem estão incluídas 2 consultas individuais. A gestante também pode optar somente pela consulta independente da contratação do pacote.

Consultas Coletivas

O Coletivo promove encontros quinzenais em um espaço de aprendizado e troca sobre os assuntos relacionados à gestação, parto e pós-parto. Nesses encontros, são propostos temas para discussão como trabalho de parto, como o seu corpo funciona no trabalho de parto e quais as estratégias de alívio da dor, intervenções durante o trabalho de parto na mulher, recepção do bebê e cuidados ao nascer, pós-parto e comportamento do bebê nos primeiros dias/meses de vida. Esses ecnontros estão incuídos no serviço de doulagem e a gestante também optar por contratar somente as consultas coletivas.

Chá de Bençãos

O Chá de Bençãos é um momento onde a mulher grávida, junto com suas crenças, tradições e pessoas queridas, é abençoada. É onde ela experimenta a gravidez, o parto, e a chegada da maternidade como uma transição sagrada e apesar do nome, o Chá de Bênçãos não é um evento religioso.

O Chá de Bênçãos é um dia em que todas nós nos dedicaremos àquela mulher que carrega seu filho no ventre ao contrário do chá de bebê, quando a concentração principal é nos convidados e nos presentes.

Independente de qualquer crença, é fato que a grávida precisa sentir-se amparada e fortalecida para esse momento tão especial que é dar à luz e nada melhor do que estar cercada por pessoas que a amam e que desejam o melhor para ela e para o bebê, não é mesmo?

O objetivo aqui, não é ganhar presentes, mas promover um momento de descontração e relaxamento com mulheres especiais e que inspiram a gestante. Tudo será feito para que ela receba apoio, se entregue ao carinho e possa encontrar a sua força.

É dia de todas as mulheres vivenciarem o cuidado por outras mulheres e juntas nos fortalecermos, nutrirmos umas as outras (mas principalmente a gestante) com palavras de incentivo e carinho.

O Fardo de Ternura oferece isso como um serviço e além de ajudar na organização vai até o local no dia para mediar o evento.

Entre em Contato

Fale conosco aqui pelo site, telefone (de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas), e-mail ou whatsapp.

Rio de Janeiro, Niterói e adjacências

(21) 98624-3969

/fardodeternura

@fardodeternura